O BYD Dolphin Mini foi incluído na prestigiada lista das “Melhores Invenções de 2025” da revista Time, figurando na categoria Transporte. A publicação norte-americana reconhece anualmente produtos e ideias que se destacam em inovação, impacto e originalidade. O compacto elétrico da marca chinesa chama a atenção por reunir tecnologia, preço acessível e ampla aceitação global, consolidando seu papel como um dos modelos mais representativos da nova fase da mobilidade elétrica.

Segundo a revista, os vencedores são escolhidos por um grupo de editores e correspondentes espalhados pelo mundo, que avaliam fatores como eficiência, ambição e relevância social. Na categoria Transporte, o destaque dado ao Dolphin Mini reforça o momento da BYD, que se tornou uma das principais fabricantes de veículos elétricos do planeta.
O reconhecimento vem em um ano de expansão significativa da marca. Produzido também na nova fábrica de Camaçari, na Bahia, o Dolphin Mini é o primeiro veículo 100% elétrico montado pela BYD no Brasil. Desde sua chegada ao mercado nacional, o hatch já emplacou mais de 44 mil unidades, segundo dados divulgados pela empresa, e figura como o elétrico mais vendido da América Latina.
Galeria: BYD Dolphin Mini





No texto publicado pela Time, o modelo foi apresentado da seguinte forma:
“Se você é americano, seria perdoado se nunca tivesse ouvido falar da montadora chinesa BYD. Mas em grande parte do mundo, a empresa de veículos elétricos é um nome familiar. O BYD Seagull (chamado Dolphin Surf em alguns mercados) é o carro-chefe e mais barato da empresa, custando RMB 73.800 (cerca de US$10.300) no lançamento. É um hatchback compacto, cuja versão mais simples tem uma bateria de 30 kWh, motor de 55 kW, autonomia de 300 km e velocidade máxima de 130 km/h. O mundo quer um carro elétrico minúsculo? Parece que sim. Em junho, o milionésimo Seagull saiu da linha de produção. Ele foi lançado em 15 mercados europeus no início deste ano”.

A versão nacional do Dolphin Mini é baseada no mesmo projeto, conhecido como Seagull na China, adaptado para atender às normas e preferências locais. Com dimensões compactas, o hatch urbano se destaca pela praticidade no trânsito das grandes cidades e pelo custo de operação reduzido, já que não consome combustível fóssil e pode ser recarregado em tomadas residenciais ou pontos públicos de recarga rápida.

Além da popularidade mundial, o modelo simboliza a estratégia global da BYD de democratizar o acesso à eletrificação. A marca chinesa, que já superou a marca de 1 milhão de unidades produzidas desse modelo em todo o mundo, tem ampliado sua presença em diferentes continentes e consolidado o papel da China como protagonista na indústria de veículos elétricos.
