BYD lança Shark por R$ 379.800
Picape híbrida desembarca por aqui em versão única.
A BYD Shark já tem preço oficializado no Brasil. Em pré-venda no País desde o início de outubro, a picape é tabelada em R$ 379.800. Por ora, a marca importa o modelo em versão única, sempre com sistema híbrido, oferecendo apenas a cor da carroceria como opcional. Ela pode ser branca perolizada, preta sólida ou azul metálica.
Em seu site, a BYD aponta os equipamentos de destaque da Shark. Ela sai de fábrica com telas de 10,25 polegadas para quadro de instrumentos e de 12,8″ (giratória) para multimídia, sistema visão externa em 360° por câmeras, chave por aproximação com celular (NFC), captação de imagens em 180° sob a carroceria e projetor dados no para-brisa (HUD) de 12″. Ela conta também com seletor de modos de condução e auxílios de condução (ADAS) diversos, como controle de velocidade de adaptativo (ACC) e monitor de pontos cegos.
Para movê-la, a picape conta com um 1.5 Turbo a gasolina (183 cv) e dois propulsores elétricos (231 cv na dianteira e 204 cv no eixo posterior). Combinados, eles entregam 437 cv e 65 kgfm. Segundo a BYD, a Shark acelera de zero a 100 km/h em 5,7 segundos, tempo notável para um veículo com 2.710 kg, mas a máxima não foi revelada. Devido ao peso, porém, a marca precisou limitar a capacidade de carga em 790 kg, evitando que o peso bruto total (PBT) ultrapassasse a faixa sobre a qual passa a ser exigida habilitação do tipo C.
Os motores elétricos são alimentados por baterias Blade (LFP) de 29,6 kWh. No ciclo PBEV do Inmetro, a energia é suficiente para que a Shark percorra 57 km sem usar gasolina. Em modo híbrido, a BYD aponta autonomia de 840 km, porém este número é obtido mediante o padrão NEDC, que caiu em desuso na Europa, onde foi criado, a partir 2017.
A reposição de energia pode ser feita por cabo em pontos de corrente alternada (AC) de até 6,6 kW e de contínua (DC) de até 55 kW. Além disso, o sistema conta com a função V2L, que permite alimentar ferramentas e equipamentos externos a partir da bateria do veículo.
Pelas fotos, não se nota que a Shark é consideravelmente maior, por exemplo, que a Toyota Hilux. A picape da BYD mede 5,457 metros de comprimento, 1,971 m de largura, 1,925 m de altura e 3,260 m de entre-eixos. Ou seja: supera a rival japonesa em todos as dimensões, sendo 13,2 cm mais longa, 7,1 cm mais larga e 11 cm mais alta. Sua suspensão é do tipo duplo A, nos dois eixos, enquanto os freios dispõem de discos ventilados nas quatro rodas.
Em cortesia, a Shark é entregue com 12 meses de seguro gratuito.