A BYD acaba de lançar na China a versão perua do Seal 06 DM-i, um modelo que promete reviver o charme e a praticidade das station wagons em uma era dominada pelos SUVs. Com um visual moderno, alta eficiência e um conjunto híbrido plug-in de alta autonomia, o novo BYD Seal 06 DM-i Wagon chega ao mercado com três versões e claro potencial de exportação para a Europa – onde esse tipo de carroceria ainda é valorizada.
Com dimensões generosas (4,85 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,50 m de altura), entre-eixos de 2,79 m e um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,284 Cd (indicador de resistência ao ar, quanto menor, melhor a eficiência), a perua da BYD aposta no design elegante da família Ocean, com faróis finos de LED, grade trapezoidal invertida, lanternas traseiras integradas e detalhes sofisticados como as maçanetas embutidas. O porta-malas entrega 670 litros de capacidade, ampliando para 1.535 litros com os bancos rebatidos, tornando-se uma opção versátil para quem precisa de espaço sem abrir mão do estilo.

Sob o capô, duas opções de motorizacão híbrida plug-in (PHEV) são oferecidas. Ambas utilizam um motor 1.5 aspirado a combustão de 74 kW (99 cv), combinado com um motor elétrico. Na versão de entrada “80 km Noble”, o motor elétrico entrega 120 kW (161 cv), permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. A bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 10,08 kWh garante autonomia elétrica de até 80 km no ciclo chinês CLTC (mais otimista que os padrões europeus), com consumo de 31,75 km/l.
As versões “150 km Exclusive” e “150 km Flagship” ganham um motor elétrico mais potente de 160 kW (215 cv), alcançando 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A bateria, também LFP, sobe para 18,71 kWh e proporciona autonomia elétrica de até 150 km (CLTC). O consumo fica em 23,53 km/l, com carregamento rápido de 30% a 80% em apenas 25 minutos. Graças ao tanque de 65 litros, a autonomia total pode ultrapassar impressionantes 2.000 km.

A bordo, a perua oferece um ambiente conectado e seguro: tela central de 12,8″ (ou 15,6″ nas versões superiores), painel digital de 8,8″, assistente de direção “DiPilot 100” com 12 câmeras e sensores, seis ou sete airbags e conforto térmico com bancos dianteiros ventilados e aquecidos. Destaque também para o sistema “DiSus-C” de controle de amortecimento ativo, presente na versão Flagship, que eleva o nível de conforto e estabilidade.


Os preços na China são competitivos:
- Seal 06 DM-i Wagon 80 km Noble: 109.800 yuan (cerca de R$ 85 mil)
- Seal 06 DM-i Wagon 150 km Exclusive: 119.800 yuan (aprox. R$ 93 mil)
- Seal 06 DM-i Wagon 150 km Flagship: 129.800 yuan (em torno de R$ 101 mil)
Enquanto a Europa se mostra receptiva a esse tipo de carroceria mais baixa e aerodinâmica, o Brasil – que já teve peruas de sucesso como Parati, Palio Weekend e a antiga Caravan – hoje prioriza SUVs. Ainda assim, uma perua híbrida de longo alcance e alta tecnologia pode encontrar seu espaço entre consumidores nostálgicos e exigentes. Vale destacar que, nos últimos cinco anos, diversos modelos eletrificados com carroceria station wagon vêm sendo lançados por montadoras chinesas, como Denza Z9 GT, Neta S, Nio ET5 Touring, Zeekr 001 e Zeekr 007 GT. Muitos desses já chegaram ou estão prestes a desembarcar na Europa, reforçando a tendência de resgate desse formato com foco em eficiência e sofisticação.

Combinando eficiência energética, amplo espaço interno e tecnologias avançadas, o Seal 06 DM-i Wagon surge, na China, como uma alternativa viável e inteligente para quem busca mais do que um simples utilitário familiar.
