A Cadillac está prestes a iniciar uma nova fase de sua história com a chegada oficial ao mercado brasileiro. A icônica marca de luxo da General Motors será lançada no país nos próximos meses como parte de uma estratégia global da GM para reforçar sua presença na América do Sul e ampliar seu portfólio de veículos elétricos.
O plano inclui a introdução de modelos inéditos no mercado local, como os utilitários esportivos Cadillac Optiq e Cadillac Lyriq, ambos 100% elétricos e desenvolvidos com foco em sofisticação, desempenho e tecnologia de ponta. Os dois SUVs fazem parte de uma nova geração de veículos que simboliza a transformação da Cadillac em uma marca exclusivamente elétrica nos próximos anos.

Fontes próximas à operação apontam que os dois modelos estão em fase avançada de validação para o mercado brasileiro, e os recentes avistamentos de unidades circulando nos arredores do autódromo de Interlagos, durante as 6 Horas de São Paulo, reforçam a expectativa de que eles serão os primeiros Cadillac a serem vendidos oficialmente no país.
Cadillac Optiq: o SUV elétrico de entrada
Posicionado como o modelo de entrada da nova linha elétrica da marca, o Cadillac Optiq é um SUV médio que utiliza a plataforma Ultium — arquitetura modular desenvolvida pela GM para veículos elétricos, com foco em flexibilidade, desempenho e eficiência energética. Nos Estados Unidos, ele conta com versões de tração dianteira ou integral, oferecendo até 300 cv (224 kW) de potência, com estimativa de autonomia de cerca de 480 km, segundo o ciclo EPA — padrão norte-americano que simula condições reais de uso para aferição de consumo e autonomia. O interior traz acabamento sofisticado e duas telas integradas que totalizam 33 polegadas, além de recursos avançados de conectividade e assistência à condução.


Cadillac Lyriq: luxo e autonomia elevada
Já o Cadillac Lyriq representa o ápice da nova fase da marca. Com porte maior, o SUV também utiliza a plataforma Ultium e combina um visual marcante com alto nível de refinamento. Dependendo da configuração, entrega até 500 cv (373 kW) e autonomia superior a 500 km, também aferida pelo ciclo EPA. O modelo pode contar com tração traseira ou integral, sistema de som AKG com 19 alto-falantes, acabamento premium e tecnologias como o Super Cruise — sistema de condução semiautônoma em rodovias compatíveis.





A estreia da Cadillac no Brasil deverá ser acompanhada por uma rede de vendas dedicada, com estrutura de pós-venda especializada e foco na experiência do cliente. A GM aposta na força da marca para conquistar um público interessado em tecnologia, luxo e sustentabilidade, em um momento em que o mercado brasileiro começa a se abrir para modelos elétricos de alta gama.
