Foto: Divulgação.

Fiat anuncia primeiro veículo híbrido-flex no Brasil com tecnologia Bio-Hybrid

A Stellantis anunciou a chegada do primeiro veículo híbrido-flex da marca Fiat ao Brasil, equipado com a tecnologia inovadora Bio-Hybrid, desenvolvida pela própria empresa. A produção já começou no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, e o lançamento no mercado nacional está previsto para o próximo mês.

O novo modelo representa um marco para a fábrica mineira, que reforça seu papel como referência em inovação. O desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid foi fruto do trabalho conjunto de áreas estratégicas da unidade, como o Tech Center, Safety Center, Virtual Center e Development Center. A Bio-Hybrid combina motores flex, movidos a etanol, com eletrificação em três diferentes níveis, proporcionando mais eficiência e sustentabilidade.

A planta de Betim também expandiu sua capacidade de produção, atingindo 1,1 milhão de motores por ano. Isso inclui a nova linha de motores flex de alta eficiência e baixas emissões, projetados para serem associados às tecnologias de hibridização. Com isso, o Brasil se consolida como um hub global no desenvolvimento de powertrains e na aplicação da tecnologia Bio-Hybrid.

Essa tecnologia de descarbonização da mobilidade foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, aproveitando as vantagens do etanol como combustível renovável. A Bio-Hybrid combina a propulsão a biocombustível com sistemas elétricos, reduzindo as emissões de CO₂ e aumentando a eficiência do veículo.

A Fiat, pioneira na adoção de motores a biocombustíveis, marcou a história em 1979 ao lançar o 147, o primeiro carro produzido em série movido a etanol no mundo. Agora, a marca reafirma seu compromisso com a inovação, liderando mais uma revolução no setor automotivo brasileiro ao lançar o primeiro híbrido-flex nacional, equipado com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pela Stellantis.

Fiat 147, primeiro modelo movido a etanol produzido em série no mundo. Foto: Divulgação.

A Stellantis criou quatro plataformas distintas para aplicar a Bio-Hybrid no Brasil. A primeira delas substitui o alternador e o motor de partida por um dispositivo elétrico multifuncional, que fornece energia adicional ao motor térmico e carrega uma bateria de Lítio-Íon de 12 Volts. Já o Bio-Hybrid e-DCT inclui dois motores elétricos, além de uma bateria de 48 Volts, otimizando o desempenho entre os modos térmico, elétrico ou híbrido.

Por fim, há as versões Bio-Hybrid Plug-in e BEV (100% elétrica). A primeira possui uma bateria de 380 Volts recarregável externamente, enquanto a segunda é totalmente movida a um motor elétrico de alta tensão, garantindo torque instantâneo e aceleração rápida. Essas plataformas marcam o compromisso da Stellantis com a mobilidade sustentável no Brasil.

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