Fiat estreia sistema híbrido em Pulse e Fastback
SUVs feito em Betim (MG) têm motorização híbrida leve (MHEV) e partem de R$ 125.990.
Como indicado, o sistema híbrido leve (MHEV) nacional da Stellantis estreia na gama da Fiat. Os escolhidos como pioneiros da tecnologia no Brasil são Fastback e Pulse, que recebem a motorização nas variações Audace e Impetus. Ela reúne o 1.0 Turbo Flex (T200), um gerador de partida por correia (BSG) e uma bateria extra de 12 volts. Os preços que partem de R$ 125.990.
Como funciona
O 1.0 Turbo Flex é o mesmo de 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm já usado pelos SUVs e outros modelos Fiat. Nos Hybrid, o BSG tem função auxiliar, atuando como alternador e motor de arranque, mas tem um diferencial: ele pode ajudar o T200 em acelerações e retomadas, gerando 4 cv e 1 kgfm extras.
O BSG também tem função de gerador, como seu nome sugere, recuperando até 25% da energia que seria dissipada pelo 1.0 Turbo. Ele dá carga à bateria de chumbo-ácido (tipo EFB usada em veículos com Start&Stop) de 68 Ah, situada no cofre do motor, e à de lítio de 11 Ah, instalada sob o banco do motorista. As duas operam em rede de 12 volts e podem ser interligadas, alimentando o BSG. Também é possível que a de lítio, mais veloz em termos de carregamento, ajude a carregar a de chumbo.
O gerenciamento eletronico é feito pelo Módulo de Comutação de Duas Baterias (DBSM), que recebe informações da central (ECU). Segundo a Fiat, esta integração prolonga a vida útil da bateria de chumbo. Já a de lítio tem previsão de durar até oito anos ou 250.000 km, ainda que sua garantia seja de três anos.
No quadro de instrumentos, o novo grafismo usado nos Hybrid exibe dados de condução, indicando o nível de carga da bateria de lítio e a atuação do BSG em tempo real. O MHEV pode ser operado em quatro modos, ao gosto do motorista. No “e-Start&Stop”, ele desliga o T200 em paradas para reduzir o consumo e aciona a recuperação de energia em desacelerações. No “e-Assist”, o BSG auxilia o T200 em acelerações. No “Alternador Inteligente”, o sistema alterna entre carga e manutenção, a depender do nível das baterias. Já no “e-Regen”, ele recupera até 25% da energia que seria perdida em desacelerações, convertendo-a em eletricidade para carregar as baterias.


Outras novidades
Além do sistema híbrido, a gama 2025 de Pulse e Fastback recebe leves modificações. Como dito, há os novos mostradores do painel, com grafismos azuis, aplicado até mesmo na versão Audace, em que velocímetro e conta-giros são analógicos, porém são separados um visor de 3,5 polegadas. A gama híbrida ganha ainda a opção de cor azul Amalfi, com pintura bicolor de série na Impetus.