Durante o Festival Interlagos 2025, a GWM Brasil revelou dois modelos estratégicos para sua consolidação no mercado nacional: o SUV Haval H9 e a inédita picape média Poer P30. Ambos serão produzidos na planta de Iracemápolis (SP) a partir de agosto, com entregas previstas para o fim de setembro. Mas o detalhe mais revelador vai além das carrocerias robustas ou dos itens tecnológicos: está na escolha pela motorização a diesel como primeiro passo em sua estratégia “multi-energy”.
A Poer P30 marca a estreia da GWM no competitivo segmento de picapes médias no Brasil, e faz isso de forma pragmática. A versão lançada traz motor 2.4 Turbo Diesel de alta eficiência, aliado a um câmbio automático de 9 marchas, sistema de tração inteligente com três modos (4×2, 4×4 High e 4×4 Low), e um pacote completo de tecnologia embarcada. Não por acaso, o diesel responde por mais de 95% das vendas desse tipo de veículo no País, e a decisão reflete uma escuta ativa da marca com seus futuros clientes e concessionários.
Mais do que um lançamento, trata-se de uma estratégia gradual para “acostumar” o consumidor com a marca. Ao oferecer primeiro uma motorização conhecida e valorizada por seu torque, economia e durabilidade, sobretudo em regiões agrícolas e de serviços, a GWM cria um terreno fértil para, em seguida, apresentar versões híbridas plug-in, já confirmadas para a linha Poer. O objetivo é claro: conquistar confiança antes de propor a transição energética.
O mesmo motor turbo diesel equipa o Haval H9, SUV de sete lugares com 4,95 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,93 m de altura. Com espaço de verdade para sete adultos (não apenas uma fileira 5+2), o H9 se posiciona como alternativa robusta e tecnológica a modelos como Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero. Entre os destaques estão faróis Full-LED adaptativos, tela central de 14,6 polegadas, bancos climatizados em couro, câmera 360°, condução semiautônoma Nível 2+ e carregador de celular por indução de 50W.
Apesar de não haver menção a versões eletrificadas do H9 por enquanto, a GWM reforça sua visão de longo prazo. O conceito é simples, mas poderoso: atender com inteligência e responsabilidade os diferentes perfis do consumidor brasileiro, sem imposições tecnológicas. Diesel, híbridos, elétricos e até modelos a hidrogênio fazem parte do plano até 2032, respaldado por investimentos que ultrapassam R$ 10 bilhões.
Com a Poer P30 e o Haval H9, a GWM se insere em novos segmentos com pragmatismo e visão de futuro. Começa onde o consumidor está, para depois levá-lo onde pretende chegar.
