A Leapmotor, startup chinesa que conta com suporte estratégico da Stellantis, antecipou a chegada do Lafa 5, seu novo hatch elétrico, que fará estreia oficial no Salão do Automóvel de Munique, no dia 9 de setembro.
O modelo marca uma mudança importante na identidade da marca: é o primeiro carro a abandonar a tradição de nomes curtos com apenas três caracteres, como B10 e C10. O Lafa 5 é um hatch compacto pensado para mobilidade urbana, construído sobre a plataforma modular LEAP 3.5, a mesma utilizada no crossover B10.

Visualmente, segue a linguagem de design característica da Leapmotor, com faróis em LED curvos, maçanetas embutidas, aerofólio esportivo e uma barra única de lanternas traseiras. Também chama atenção a presença de um sensor LiDAR no teto, incomum em modelos compactos e acessíveis. Outros destaques incluem retrovisores em preto, câmera traseira e para-lamas bem esculpidos. Ainda não foram divulgadas dimensões, mas o porte deve ser próximo ao Volkswagen ID.3, que mede 4,26 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura.

A mudança no sistema de nomenclatura reflete a estratégia da Leapmotor de acelerar sua expansão internacional. Atualmente, a marca tem sete modelos no mercado chinês, mas vende apenas três em escala global. Em agosto de 2025, suas entregas mundiais chegaram a 57.066 unidades, um crescimento de 88% em relação a agosto de 2024. No acumulado de janeiro a agosto, foram 328.859 carros vendidos. No mesmo período, a empresa anunciou o primeiro lucro líquido semestral de sua história. No Brasil, a Leapmotor dará início às operações ainda em 2025, trazendo os modelos B10 e C10, que já tiveram as primeiras unidades importadas.
O Lafa 5 chega para reforçar essa fase de crescimento e consolidar a presença da marca chinesa em mercados fora da Ásia. No entanto, ainda não há informações oficiais sobre a possibilidade de chegada do modelo ao Brasil.
