A Nissan iniciou no Brasil um projeto para avaliar em condições reais de uso suas soluções de eletrificação e novas tecnologias. A partir deste mês, modelos 100% elétricos da marca japonesa circulam por diferentes estados brasileiros para gerar dados sobre desempenho, consumo, segurança e conectividade. O trabalho integra o Projeto de Pesquisa Avançada de Soluções de Eletrificação e Novas Tecnologias, criado para complementar os testes realizados em ambientes controlados.
O modelo escolhido para protagonizar essa fase é o Nissan Ariya, utilitário esportivo elétrico que representa o topo da linha da marca em mercados internacionais. As unidades foram importadas exclusivamente para a pesquisa e serão dirigidas por funcionários e concessionários. Segundo a fabricante, não há previsão de venda do Ariya no Brasil neste momento.

Com várias unidades simultâneas, a Nissan amplia o escopo de análise e agiliza a coleta de dados, saindo do formato tradicional de poucos veículos para uma frota em uso cotidiano. Essa estratégia permite observar como diferentes tecnologias se comportam nas condições brasileiras de clima, relevo e infraestrutura, fatores determinantes para o sucesso de sistemas de eletrificação.
O projeto contempla quatro versões distintas do Ariya para que a fabricante compare diferentes combinações de equipamentos, trem de força e sistemas de tração. Estão incluídas as configurações Engage com tração dianteira, Engage e-4ORCE com tração integral, Engage+ e-4ORCE também com tração integral e a topo de linha Platinum e-4ORCE. Essa diversidade ajuda a Nissan a entender como cada configuração se adapta ao perfil de uso local.
O SUV é totalmente elétrico e, em outros mercados, oferece potência elevada e baterias de grande capacidade. Embora a empresa não divulgue dados específicos para as unidades no Brasil, serão avaliados aspectos como autonomia, recarga em corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), desempenho dos motores e eficiência de sistemas auxiliares.
O interior dos veículos também será um laboratório para tecnologias de conectividade e assistência ao motorista. O Ariya vendido no exterior conta com telas amplas, sistemas de atualização remota e recursos de condução semiautônoma. Testar essas funções no Brasil ajuda a Nissan a identificar ajustes necessários em software, mapeamento e integração com redes locais de dados.

Os dados coletados serão analisados por equipes multidisciplinares, incluindo engenharia, marketing e desenvolvimento de produto. Dessa forma, a fabricante amplia o entendimento sobre as demandas do consumidor brasileiro em relação a veículos elétricos e prepara terreno para futuras estratégias comerciais.
A iniciativa reforça o movimento global das montadoras em acelerar a transição para veículos de zero emissão. No caso da Nissan, ela já comercializa no Brasil o Leaf, modelo elétrico mais acessível, mas agora leva a pesquisa a um patamar superior com o Ariya.
Com essa frota circulando em estradas, ruas e centros urbanos, a marca busca um retrato realista do uso diário, incluindo hábitos de recarga, consumo de energia e interação com sistemas de assistência. Essa abordagem amplia a confiabilidade dos dados por considerar fatores fora do ambiente controlado de laboratório, como qualidade da energia elétrica, disponibilidade de carregadores e condições climáticas variadas.
