A Chevrolet iniciou oficialmente a produção do Spark EUV na Planta Automotiva do Ceará (PACE), em evento que também marcou a inauguração do polo automotivo multimarcas voltado a tecnologias avançadas. A fábrica, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, coloca o estado entre os protagonistas da nova fase do setor automotivo brasileiro, voltada à eletrificação e à inovação.

A inauguração da linha de produção do Spark EUV no Ceará ocorre no ano em que a General Motors completa um século de operação no Brasil, simbolizando o início de uma nova etapa tecnológica para a empresa. Além disso, o evento serviu para confirmar que o Captiva EV também será fabricado na unidade a partir de 2026, garantindo maior atuação da GM entre os veículos eletrificados produzidos nacionalmente.

O Spark EUV conta com motor elétrico dianteiro de 101 cv e torque de 18,4 kgfm (180 Nm), proporcionando respostas rápidas no uso urbano. A bateria do tipo lítio ferro-fosfato (LFP), com 42 kWh de capacidade, oferece autonomia de 258 km segundo o ciclo do Inmetro, podendo ultrapassar os 300 km em trajetos urbanos quando o sistema de regeneração está ajustado. A recarga pode ser feita em corrente alternada (AC) de até 6,6 kW ou em corrente contínua (DC), indo de 30% a 80% em cerca de 35 minutos.

Por dentro, o modelo traz painel digital configurável de 8,8 polegadas e central multimídia de 10,1″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O ar-condicionado digital possui modos pré-programados, e o conjunto de segurança inclui seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência. Há ainda câmera 360°, sensores de chuva e luminosidade, além de assistente de partida em rampa e freio de estacionamento eletrônico.
No design externo, o Spark EUV aposta em linhas compactas e robustas, com iluminação full LED, rodas de 16 polegadas e teto contrastante em algumas cores. Molduras “quadradas” nas caixas de roda reforçam a proposta visual urbana.

Durante o evento, a Chevrolet também antecipou detalhes do Captiva EV, que será produzido na mesma planta. O modelo virá na versão Premier, equipada com motor elétrico de 201 cv e autonomia de 304 km pelo ciclo do Inmetro. O SUV terá espaço para cinco ocupantes e virá com o sistema Chevrolet Intelligent Driving, voltado à condução assistida.

Com o Captiva EV, a Chevrolet expande sua gama de veículos elétricos no país, que já inclui Blazer EV, Equinox EV e o próprio Spark EUV. O novo utilitário será posicionado acima do compacto e competirá em faixa próxima de modelos como BYD Song Plus e GWM Haval H6.



