Em parceria inédita com o museu CARDE, visitantes poderão rever ícones como Ferrari F40, Uirapuru, Dodge Charger R/T e Volkswagen Gol GTI.
Além de dezenas de outras atrações, a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontecerá entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, presenteará os visitantes com uma “viagem no tempo” por ícones em edições passadas da mostra. Isso porque haverá uma exposição especial de modelos que foram grande destaque ao longo da história do evento, que começou em 1960. Esses veículos, do acervo do CARDE Museu, estarão reunidos lado a lado em um espaço dedicado exclusivamente a eles.
Os modelos expostos irão recordar e homenagear a riquíssima história da principal exibição da indústria automobilística no Brasil, palco de centenas de lançamentos ao longo de suas edições realizadas em mais de 50 anos.
“Desde 1960 o Salão do Automóvel, com sua exposição de veículos, mostra a evolução dos automóveis, do design e do comportamento. No CARDE essa é também nossa proposta: a de contar, por meio dos carros e das obras de arte, a história do Brasil. O automóvel desperta memórias afetivas, e é um excelente e eficiente fio condutor para a transmissão de uma história” afirma Luiz Goshima, diretor do CARDE e conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA).
Confira alguns dos veículos que estarão em destaque neste espaço:
VOLKSWAGEN KOMBI 1960

Uma das principais novidades exibidas na estreia do Salão do Automóvel, em 1960, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a Kombi é sem dúvida um dos veículos mais icônicos da história da indústria automobilística brasileira. Na ocasião, foram lançadas duas novas versões do utilitário: a 6 Portas, para lotação, e a Turismo, uma espécie de motorhome da época.
STV UIRAPURU 1966

Com cerca de apenas 70 unidades produzidas, o Uirapuru é um dos mais espetaculares automóveis fora de série já fabricados no Brasil. Em 1966 ele foi apresentado pela primeira vez em versão conversível pela STV, empresa que adquiriu o projeto da Brasinca, sua idealizadora. Seu estilo arrebatador roubou as atenções na mostra daquele ano, a quinta da história.
DODGE CHARGER R/T 1971

O mítico esportivo teve seu primeiro contato com o público no Salão do Automóvel de 1970, que inaugurava o Pavilhão de Exposições do Anhembi. Com seu motor V8 5.2 litros e 215 hp, faixas laterais, rodas esportivas, carroceria estilo coupé e grade dianteira que encobria os faróis, encantou várias gerações e hoje é um dos nacionais mais disputados pelos colecionadores.
VOLKSWAGEN GOL GTI 1989

Mostrado para os brasileiros pela primeira vez na edição de 1988, o Gol GTI, na sua inconfundível cor Azul Mônaco, encantou os visitantes pelo estilo esportivo e por trazer embaixo do capô, pela primeira vez em um carro nacional, a injeção eletrônica. O modelo, assim, representou com perfeição o começo do fim dos carburadores e uma nova fase da indústria nacional.
FERRARI F40 1990

A exibição do superesportivo italiano no Salão do Automóvel de 1990, em área anexa ao estande da Fiat, causou verdadeira comoção. O Brasil acabava de reabrir seus portos aos importados e ver tão de pertinho um dos carros mais espetaculares já fabricados no mundo, representava a realização de um sonho para a maioria dos visitantes, que não se esquecem até hoje deste momento único.
CRÉDITO DAS FOTOS: Acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva.
Outras atrações
A edição de 2025 promete ser a mais interativa de sua história, com mais de 300 modelos em exposição, test drives e diversas experiências distribuídas pelos cinco pavilhões. Já estão confirmadas as marcas BYD, Caoa, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, Lexus, MG Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, RAM, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa.
Um dos destaques é o Dream Lounge, espaço premium em parceria com a Motorgrid Brasil, que reunirá superesportivos exclusivos como Corvette Z06, McLaren Senna, Ford GT Carbon Series e modelos da Ferrari e Lamborghini.
Os visitantes também poderão aproveitar atrações como a Racing Game Zone by João Barion, dedicada ao universo do drift com simuladores de última geração que recriam a emoção das pistas. No local, será possível ver de perto o novo carro do piloto – um Corvette C7 Z06 customizado pelo designer Adhemar Cabral.
Outra novidade é a Arena de Customização by Batistinha, criada em parceria com Fernando Baptista, que apresentará ao vivo projetos de personalização automotiva, mostrando em tempo real o processo criativo e técnico por trás das modificações.
31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 22 a 30 de novembro de 2025 – Distrito Anhembi – São Paulo/SP.
Rua Olavo Fontoura, 1209
Ingressos: www.salaodoautomovel.com.br
Sobre o CARDE
Com uma exposição de nível internacional que reúne Carros, Arte, Design e Educação, o museu em Campos do Jordão, SP, completará um ano de atividades em novembro e já recebeu mais de 80 mil visitantes. O CARDE é um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal. O museu é uma evolução do pilar de educação da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e representa sua abertura para toda a população brasileira e mundial. A instituição independente e sem fins lucrativos tem mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais por meio dos Núcleos de Dança, Música e Teatro.
Sobre o evento
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o maior encontro da indústria automotiva da América Latina. Reconhecido como a vitrine oficial para os principais lançamentos do mercado, o evento promove experiências imersivas e aproxima os visitantes das inovações tecnológicas que vão moldar o futuro da mobilidade. Organizado pela RX, o Salão retorna em 2025 com sua 31ª edição, de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi (SP). Mais de 20 marcas já confirmaram presença, e a expectativa da organização é receber cerca de 700 mil de visitantes durante os nove dias de exibição.
Sobre a RX
A RX oferece oportunidades de conexão e desenvolvimento de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Utilizando o poder dos eventos presenciais e combinando-os com dados e produtos digitais, a RX conecta pessoas por meio de experiências e oportunidades comerciais em mais de 350 eventos realizados anualmente em 25 países, abrangendo 42 setores econômicos diferentes. Dedicada a gerar impactos positivos na sociedade, a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX é uma divisão da RELX, um provedor global de análises e ferramentas de decisão baseadas em informações para profissionais e clientes corporativos.
RX – In the business of building businesses
www.rxglobal.com/rx-brazil
RELX
A RELX é uma provedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações, atendendo clientes profissionais e empresariais em mais de 180 países, com escritórios em aproximadamente 40 países. Empregando mais de 36.000 pessoas, mais de 40% delas na América do Norte, a RELX se destaca no mercado global. As ações da RELX PLC, empresa controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York, sob os símbolos: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.
*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors
 
									 
					 
 


