A Volkswagen oficializou uma nova etapa em sua estratégia de eletrificação ao confirmar que, a partir de 2026, o Polo terá uma versão totalmente elétrica chamada ID. Polo. O modelo deriva do conceito ID. 2all e inaugura a adoção de nomes consagrados da marca dentro da família ID., dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica.

Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, a decisão tem como objetivo preservar a força histórica de nomes já consolidados, facilitando a identificação dos modelos pelos clientes: “Nossos nomes estão firmemente ancorados na memória das pessoas. Eles representam qualidade, design atemporal e tecnologias para todos. O ID. Polo é apenas o começo.”
A estratégia prevê que, a cada nova geração, modelos tradicionais da marca recebam versões elétricas sob a designação ID., enquanto os veículos a combustão manterão suas nomenclaturas originais. Assim, a Volkswagen busca unir passado e futuro em um portfólio de fácil compreensão para os consumidores.
Galeria: Volkswagen ID. Polo










O lançamento do ID. Polo coincidirá com o 50º aniversário do Polo. A marca confirmou que também levará a identidade GTI ao mundo elétrico: em 2026, o conceito ID. GTI chegará às ruas como ID. Polo GTI, prometendo alto desempenho e prazer ao dirigir.
Ainda camuflados, tanto o ID. Polo quanto o ID. Polo GTI farão sua primeira aparição pública durante o Salão do Automóvel de Munique, entre 8 e 14 de setembro. Antes disso, no dia 7, a Volkswagen apresentará o ID. CROSS Concept, que dará origem ao ID. Cross, SUV compacto que chegará ao mercado no final de 2026 como o equivalente elétrico do T-Cross europeu.




Para a Volkswagen, a chegada de modelos compactos como o ID. Polo e o ID. Cross marca uma nova fase da família ID., com foco em maior acessibilidade. Os veículos trarão melhorias em acabamento, com uso de materiais de maior qualidade, além da combinação de comandos digitais e físicos, como botões e seletores no volante e no cockpit.
Galeria: Volkswagen ID. Polo GTI






A família ID. foi introduzida em 2018 com o ID.3, seguida de outros modelos identificados por números conforme o segmento. O maior deles é o ID.7, disponível em versões sedã e perua, hoje líder de mercado na Alemanha e na Europa. Agora, com o ID. Polo, a marca demonstra que a força de seus nomes históricos será fundamental para aproximar ainda mais o público da eletrificação.

1 comentário
Até que enfim algum gênio da VW percebeu que nomear carros com números é coisa que só funciona pra Peugeot…