Com apenas uma semana para a estreia oficial, marcada para 7 de setembro no Salão do Automóvel de Munique, a Volkswagen já começa a revelar detalhes do ID.2 X, seu novo SUV de entrada 100% elétrico. O modelo será uma peça-chave na estratégia da marca para tornar a mobilidade elétrica mais acessível.
O ID.2 X será baseado na plataforma MEB+, a mesma que dará origem a outros modelos compactos da família elétrica da marca. A Volkswagen promete um veículo “espaçoso como um Golf e acessível como um Polo”. O hatch será oferecido com duas opções de bateria: 38 kWh com células LFP (lítio-ferrofosfato) e 56 kWh em NCM (níquel, cobalto e manganês), entregando autonomia de até 450 km no ciclo WLTP, procedimento usado na Europa para medir consumo e emissões em condições próximas da realidade. Para o SUV, ainda não foram confirmados os números finais de preço e autonomia, mas a expectativa é de valores a partir de 30.000 euros, cerca de R$ 175 mil. A produção deverá ser iniciada em 2026.

As primeiras imagens divulgadas pelo chefe de design da Volkswagen, Andreas Mindt, são teasers que mostram linhas mais modernas e próximas do novo T-Roc, revelado na semana passada. Segundo ele, o estilo “fala por si só”. No interior, a cabine contará com telas de 12,9” e 10,9” para central multimídia e painel digital, além de comandos físicos para facilitar o uso. A marca ainda prepara alguns modos de condução inspirados em clássicos como Golf e Fusca.
Galeria: Volkswagen T-Roc




Atualmente, o ID.4 já ocupa o posto de SUV elétrico mais barato da VW, com preços entre 35.000 e 40.000 euros, dependendo do mercado. O novo ID.2 X chegará logo abaixo dessa faixa, reforçando a meta da Volkswagen de popularizar os carros elétricos. A chegada ao mercado europeu está prevista para o ano que vem, após o lançamento da versão hatch.
