A Volkswagen revelou na Europa a segunda geração do T-Roc, conhecido como o “SUV cupê do Golf”. O modelo foi totalmente reprojetado e agora nasce sobre a plataforma MQB evo, trazendo como grande novidade a eletrificação em toda a linha. A nova geração chega primeiro ao mercado europeu e, mais adiante, servirá como base para a próxima geração do Nivus no Brasil.
Desde o lançamento, o T-Roc será oferecido apenas com motores híbridos a gasolina. As versões iniciais contam com a tecnologia de híbrido leve de 48 volts aplicada ao motor 1.5 eTSI, disponível em duas opções de potência, 116 cv e 150 cv, sempre acompanhadas do câmbio automático DSG de sete marchas. Esse sistema apoia o motor a combustão em arrancadas e retomadas, melhora o consumo na cidade e proporciona maior economia de combustível, sem exigir nenhuma mudança no modo de dirigir.

Na sequência, o SUV receberá dois sistemas de híbrido convencional, desenvolvidos especificamente para essa nova geração. Eles também terão tração dianteira, mas contarão com a vantagem de permitir percorrer pequenos trajetos em modo totalmente elétrico. Mais à frente, a gama será reforçada pela combinação do motor 2.0 TSI com sistema híbrido leve e tração integral 4MOTION, além do retorno da versão esportiva T-Roc R, que ficará no topo da linha.
A plataforma MQB evo garante ao modelo uma série de tecnologias avançadas já vistas em SUVs maiores da marca, como o Tiguan e o Tayron. O novo Travel Assist consegue, por exemplo, mudar de faixa automaticamente e adaptar a velocidade de forma inteligente ao reconhecer placas de sinalização. Outro destaque é o Park Assist Pro, que memoriza manobras de estacionamento e consegue repetir a operação de forma autônoma por até 50 metros, inclusive com comando pelo celular. Há ainda sistema de alerta que avisa quando veículos ou bicicletas se aproximam na hora de abrir a porta, aumentando a segurança dos ocupantes.

As proporções também evoluíram. O novo T-Roc ganhou 12 centímetros em comprimento, com mais espaço para quem viaja atrás e um porta-malas de 475 litros. Por dentro, a Volkswagen investiu em materiais de toque mais macio, iluminação ambiente e um painel superior revestido em tecido acolchoado, que reduz reflexos no para-brisa e dá ao interior um ar mais sofisticado e aconchegante. A versão Style traz pela primeira vez no modelo o banco ergoActive com ajustes elétricos em 14 posições e função de massagem. O SUV também estreia na categoria o head-up display no para-brisa, que projeta informações como velocidade e navegação diretamente no campo de visão do motorista.



O visual externo manteve a identidade de “SUV cupê do Golf”, mas ganhou linhas mais robustas e proporções que reforçam o caráter esportivo. Os faróis de LED agora são de série e as versões mais completas podem receber o sistema IQ.LIGHT de matriz de LEDs, conectado a uma faixa iluminada que atravessa a dianteira até o logotipo da marca. Na traseira, uma barra de LED percorre toda a largura e pode incluir o emblema da Volkswagen iluminado em vermelho, dependendo da configuração.


Produzido na fábrica de Palmela, em Portugal, o T-Roc continua sendo um produto voltado ao mercado europeu. Desde sua estreia em 2017, a primeira geração vendeu mais de dois milhões de unidades, sendo o segundo SUV mais vendido da marca depois do Tiguan. Na Europa, os preços da nova geração partem de 30,8 mil euros (cerca de R$ 194.000), com início das vendas em novembro; algumas versões só devem chegar às concessionárias em 2026.
No Brasil, o T-Roc de nova geração dará origem ao próximo Nivus. A Volkswagen confirma que o projeto passará por adaptações específicas para o nosso mercado e poderá conviver por um tempo com o Nivus atual, preparando a chegada de um T-Cross maior, que deverá assumir o espaço hoje ocupado pelo Taos.

Com a estreia na Europa, o T-Roc inaugura uma nova era: a hibridização deixa de ser opcional e passa a ser padrão em toda a linha. A estratégia reflete não apenas o compromisso com eficiência e redução de emissões, mas também a transformação dos SUVs compactos em protagonistas da mobilidade elétrica no mercado europeu.
