Em um momento em que o mercado automotivo brasileiro ensaia os primeiros passos rumo à eletrificação das picapes, a Foton faz sua estreia no país com um movimento direto e estratégico: lança as Tunland V7 e V9, as primeiras picapes médias com sistema híbrido leve a diesel disponíveis por aqui. A proposta não é apenas inovadora — é incisiva. Ao contrário de outras marcas que ainda pavimentam o caminho da eletrificação com versões convencionais, a Foton já entrega um produto eletrificado de fábrica.

Diesel com assistência elétrica
Ambas as versões trazem o motor 2.0 turbodiesel de 175 cv e torque de 45,9 kgfm, associado a um sistema híbrido leve de 48V. O câmbio é automático de 8 marchas, com tração 4×4 e seis modos de condução, combinando força, eficiência e controle em qualquer terreno. Segundo dados da Foton, o conjunto promete autonomia de até 960 km e consumo médio de 12,5 km/l — desempenho ainda não homologado pelo Inmetro, mas competitivo.
Propostas distintas, mesma base mecânica
A Tunland V7 tem perfil voltado ao trabalho: suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas, ideal para uso rural ou off-road. Já a Tunland V9 mira o público mais urbano, com suspensão traseira independente tipo McPherson, oferecendo mais conforto e refinamento dinâmico.

Ambas medem 5,61 m de comprimento e 3,35 m de entre-eixos, com capacidade de carga de até 1 tonelada. A V9 é ligeiramente mais encorpada: 2,09 m de largura e 1,95 m de altura, contra 2,00 m e 1,91 m da V7.

Equipamentos e tecnologia
De série, as duas versões contam com faróis full LED, rodas de liga leve aro 18”, painel digital de 12,3”, multimídia de 14,6”, bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista com 8 posições), isolamento acústico, carregador por indução, câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de descida e pacote ADAS com alerta de faixa e ponto cego.

A V9 agrega um pacote mais sofisticado: teto solar panorâmico, bancos com ventilação e memória, reconhecimento de placas de velocidade, vidros “one touch”, retrovisores com memória de posição, bagageiro de teto e um sistema ADAS mais avançado, com frenagem autônoma, assistente de centralização de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
São seis opções de cores: azul, vermelho, cinza, prata, preto e verde.
Estratégia direta vs. caminho gradual
A diferença de estratégia entre Foton e GWM é clara. A GWM iniciou a jornada com o lançamento da Poer a diesel, preparando o terreno para a futura versão híbrida plug-in já confirmada. A Foton, por outro lado, pula essa etapa e aposta de imediato na eletrificação leve de seu powertrain, oferecendo um produto pronto para quem quer ingressar agora na mobilidade sustentável sem abrir mão da autonomia e robustez do diesel.
Essa abordagem revela uma postura mais direta e agressiva da Foton, que entra no mercado com um produto diferenciado, embalado por uma garantia de 10 anos. Nos cinco primeiros anos, não há limite de quilometragem. A partir do sexto ano, a cobertura se mantém válida até 200 mil km. Além disso, componentes específicos seguem regras de Garantia Especial: vidros, borrachas, plásticos, pneus e bateria têm cobertura de 6 meses ou 10 mil km.