Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Glossário
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Quilowatt
Siga no Instagram
  • Início
  • Notícias

    Vendas globais de carros elétricos crescem 28% no primeiro semestre de 2025

    15 jul 2025
    Leia Mais

    GWM oferece Haval H6 HEV One para PCD com isenção de IPI e preço reduzido

    15 jul 2025
    Leia Mais

    Zeekr 7X: SUV elétrico de luxo abre pré-venda no Brasil

    15 jul 2025
    Leia Mais

    Honda exibe Super EV Concept, proposta urbana elétrica que mira o segmento do Fiat 500e

    13 jul 2025
    Leia Mais

    Governo zera IPI para carro flex e aumenta tributo sobre híbridos importados

    13 jul 2025
    Leia Mais
Quilowatt
  • Início
  • Notícias
Início»Notícias»Huawei registra patente de bateria com 3.000 km de autonomia e recarga em 5 minutos
Notícias

Huawei registra patente de bateria com 3.000 km de autonomia e recarga em 5 minutos

Gustavo MolinariPor Gustavo Molinari18 jun 2025
Facebook Twitter WhatsApp Telegram E-mail Copy Link
Siga-nos
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Huawei. Crédito: THINK A/Shutterstock.com.
Huawei. Crédito: THINK A/Shutterstock.com.

Um novo capítulo da mobilidade elétrica começou a ser escrito — e tem a assinatura de uma gigante da tecnologia. De acordo com o site CarNewsChina.com, a Huawei acaba de registrar uma patente promissora no campo das baterias de estado sólido, com números que chamam atenção: autonomia de até 3.000 km e recarga completa em apenas cinco minutos. Parece futurista? Sem dúvida. Mas é exatamente essa visão ousada que está redesenhando as fronteiras do setor automotivo.

A bateria que quer mudar o jogo

O projeto aposta em uma arquitetura all-solid-state, sem eletrólitos líquidos, utilizando um composto à base de sulfeto dopado com — adicionados átomos de — nitrogênio. Essa inovação busca resolver um dos maiores desafios da tecnologia: a instabilidade na interface entre o lítio metálico e o eletrólito. Ao reduzir essas reações indesejadas, a Huawei promete baterias mais seguras, duráveis e eficientes.

Com densidade energética estimada entre 400 e 500 Wh/kg, o novo modelo teria capacidade de armazenar até três vezes mais energia do que as baterias de íon-lítio convencionais. Para o motorista, isso se traduz em menos paradas, mais autonomia e uma experiência de uso muito mais conveniente.

Muito além dos carros

A entrada da Huawei mostra que a disputa agora gira em torno de quem domina a inovação. A China já lidera o número de patentes em baterias sólidas, e esse movimento reforça a estratégia de verticalização tecnológica: do chip ao carregador, passando agora pelo coração energético dos veículos — a bateria.

Enquanto isso, Japão e Coreia do Sul observam com atenção. Empresas como Toyota e Samsung também estão avançando em seus próprios projetos. Mas a velocidade com que os chineses vêm pesquisando, registrando e testando novas soluções pode ser o fator decisivo na corrida pela próxima geração de baterias.

A travessia entre teoria e prática

Apesar do impacto dos números, ainda há um bom caminho entre o laboratório e as ruas. A infraestrutura necessária para recarregar um carro em cinco minutos, por exemplo, ainda está longe da realidade comercial. E os custos dessas novas baterias permanecem elevados, limitando a aplicação imediata em modelos de produção.

Mas o cenário é promissor. Em algum momento, baterias de alta densidade e recarga ultrarrápida devem deixar de ser exceção. A pergunta é: quem vai chegar lá primeiro com um produto viável, seguro e acessível?

O futuro está carregando

A investida da Huawei mostra que o futuro da mobilidade elétrica será moldado por quem conseguir unir tecnologia, escala industrial e visão de longo prazo. Mais do que nunca, os carros elétricos serão avaliados não só pelo design ou pela conectividade, mas principalmente pela autonomia, velocidade de recarga e eficiência de uso.

Gostou? Compartilhe! Facebook Twitter WhatsApp Telegram E-mail Copy Link
Avatar photo
Gustavo Molinari

Jornalista e publicitário com experiência no setor automotivo desde 2012, já colaborou com sites especializados como Automobilista e Carros e Segredos, além de ter marcado presença em edições do Salão do Automóvel de São Paulo como Embaixador Oficial, Media Partner e Site Parceiro. Com olhar atento às transformações da mobilidade, compartilha reflexões sobre carros elétricos e híbridos, inovações tecnológicas, sustentabilidade e os novos hábitos de quem vive — e se move — nesse cenário em constante evolução.

Veja Também

Vendas globais de carros elétricos crescem 28% no primeiro semestre de 2025

15 jul 2025 Notícias
Leia Mais

GWM oferece Haval H6 HEV One para PCD com isenção de IPI e preço reduzido

15 jul 2025 Notícias
Leia Mais
Adicione um comentário Fechar

  • Tendência

GWM aposta no diesel como porta de entrada para picape eletrificada

11 jun 2025 Notícias

Spark EUV e Captiva EV: Chevrolet retoma ofensiva elétrica

11 jun 2025 Notícias

Este é o Geely que está dando trabalho ao BYD Dolphin Mini na China

20 jun 2025 Notícias

Peugeot E-208 GTi: eletricidade em alta voltagem no renascimento de um ícone

13 jun 2025 Notícias

Geely EX5 marca o retorno da marca ao Brasil com distribuição da Renault

18 jun 2025 Notícias
  • Últimas Notícias

Vendas globais de carros elétricos crescem 28% no primeiro semestre de 2025

15 jul 2025 Notícias

GWM oferece Haval H6 HEV One para PCD com isenção de IPI e preço reduzido

15 jul 2025 Notícias

Zeekr 7X: SUV elétrico de luxo abre pré-venda no Brasil

15 jul 2025 Notícias

Honda exibe Super EV Concept, proposta urbana elétrica que mira o segmento do Fiat 500e

13 jul 2025 Notícias

Governo zera IPI para carro flex e aumenta tributo sobre híbridos importados

13 jul 2025 Notícias
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
  • Início
  • Notícias
  • Glossário
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato
© 2025 Quilowatt. Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Utilizamos cookies para garantir a sua melhor experiência em nosso site. Se você continuar usando nosso site, presumiremos que você concorda com nossa Política de privacidade

Bloqueador de Anúncios Ativado!
Bloqueador de Anúncios Ativado!
Nosso site é possível graças à exibição de anúncios online aos nossos visitantes. Apoie-nos desativando o seu bloqueador de anúncios.