Quarenta anos após o mítico 205 GTi redefinir o conceito de esportivo compacto, a Peugeot ressuscita o emblema GTi com uma virada eletrificada — e eletrizante. Apresentado no lendário circuito de Le Mans, o novo Peugeot E‑208 GTi não apenas homenageia seu passado: ele reescreve o futuro da performance sob a égide da mobilidade elétrica.
O GTi da era elétrica
Fruto direto do know-how da Peugeot Sport, o E‑208 GTi é o primeiro esportivo 100% elétrico da marca a ostentar o selo GTi. Com 280 cavalos de potência, 345 Nm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, o compacto mostra que o prazer ao volante não é exclusividade dos motores a combustão. A alma esportiva está ali — viva, pulsante e agora silenciosa, mas nem por isso menos visceral. E para quem prefere uma experiência mais sensorial, o modelo oferece um efeito sonoro interno sincronizado com o desempenho do motor, que pode ser facilmente ativado ou desativado conforme a preferência do motorista.

Vermelho, como deve ser um GTi
O vermelho domina. A nova tonalidade exclusiva “vermelho vivo” reforça a personalidade esportiva do modelo e presta homenagem direta à pintura clássica que marcou o 205 GTi. O tom aparece não só na carroceria, mas também nos cintos de segurança, nos tapetes, nos detalhes dos bancos esportivos, no volante revestido de couro perfurado e Alcantara, nas pinças de freio dianteiras, na iluminação ambiente e até nos gráficos do painel digital. Mais do que uma escolha estética, o vermelho é o fio condutor da identidade esportiva do E‑208 GTi — vibrante, marcante e fiel à tradição GTi.


Postura, precisão e paixão
Baixo, largo e agressivo, o E‑208 GTi impõe respeito. A carroceria foi rebaixada em 30 mm, as bitolas foram alargadas, e as rodas de 18 polegadas têm desenho perfurado que remete diretamente às lendárias rodas do GTi dos anos 80 — agora também funcionais, ajudando a resfriar os freios dianteiros com discos de 355 mm e pinças fixas de quatro pistões, que proporcionam frenagens mais firmes e precisas ao aplicar pressão uniforme nas pastilhas. As pinças são pintadas de vermelho, destacando o estilo. Na traseira, os freios são os mesmos do Peugeot E‑208 original, garantindo equilíbrio dinâmico. E para quem busca uma condução mais pura, o modo Sport desativa os assistentes eletrônicos, oferecendo uma experiência mais direta e envolvente ao volante.

A estrutura recebeu reforços no chassi, suspensão com batentes hidráulicos e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Tudo milimetricamente ajustado para oferecer precisão em curvas, estabilidade em alta e aquele toque de rebeldia que todo GTi deve ter.
Esportivo, mas pronto para a vida real
A autonomia de 350 km no ciclo WLTP torna o E‑208 GTi um esportivo viável também fora das pistas. Ele utiliza a nova bateria CATL de 54 kWh, já adotada em outros modelos recentes da Stellantis, com uma gestão térmica otimizada para garantir desempenho mesmo sob uso intenso. O modelo pode ser recarregado em menos de 5 horas em uma WallBox de 7,4 kW ou de 20% a 80% em cerca de 30 minutos usando um carregador rápido de 100 kW, oferecendo versatilidade para o uso diário e eventuais escapadas para a pista.
Uma nova era para os GTi
O Peugeot E‑208 GTi marca um novo capítulo na história dos esportivos compactos. Com desempenho de alto nível, visual marcante e uma proposta 100% elétrica, ele mostra que a eletrificação não é obstáculo para a esportividade — pelo contrário, amplia suas possibilidades. É uma resposta concreta à demanda por carros mais sustentáveis, sem abrir mão de potência, agilidade e prazer ao dirigir.
1 comentário
Pena que deverá se ater apenas à Europa e EUA… Brasil pouca chance e se viesse passaria dos 280, 300 k… Triste realidade.