Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Glossário
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Quilowatt
Siga no Instagram
  • Início
  • Notícias

    Vendas globais de carros elétricos crescem 28% no primeiro semestre de 2025

    15 jul 2025
    Leia Mais

    GWM oferece Haval H6 HEV One para PCD com isenção de IPI e preço reduzido

    15 jul 2025
    Leia Mais

    Zeekr 7X: SUV elétrico de luxo abre pré-venda no Brasil

    15 jul 2025
    Leia Mais

    Honda exibe Super EV Concept, proposta urbana elétrica que mira o segmento do Fiat 500e

    13 jul 2025
    Leia Mais

    Governo zera IPI para carro flex e aumenta tributo sobre híbridos importados

    13 jul 2025
    Leia Mais
Quilowatt
  • Início
  • Notícias
Início»Notícias»Protótipo elétrico da Mercedes-Benz atinge 360 km/h e recarrega em cinco minutos
Notícias

Protótipo elétrico da Mercedes-Benz atinge 360 km/h e recarrega em cinco minutos

Gustavo MolinariPor Gustavo Molinari27 jun 2025
Facebook Twitter WhatsApp Telegram E-mail Copy Link
Siga-nos
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.
Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.

A Mercedes-Benz apresentou o CONCEPT AMG GT XX, um protótipo de quatro portas que antecipa o futuro dos esportivos elétricos da marca. Desenvolvido sobre a nova plataforma AMG.EA (AMG Electric Architecture), o modelo estreia um pacote inédito de tecnologias que servirá de base para a próxima geração de alto desempenho da divisão AMG.

Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.
Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.
Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.

Potência elétrica de nova geração

O GT XX conta com três motores de fluxo axial — dois no eixo traseiro e um na dianteira — desenvolvidos pela YASA, empresa do grupo Mercedes-Benz. Juntos, entregam mais de 1.000 kW (cerca de 1.360 cv), com tração integral AMG Performance 4MATIC+ e velocidade máxima superior a 360 km/h.

Os motores de fluxo axial são menores, mais leves e mais eficientes do que os tradicionais. O motor dianteiro, por exemplo, pode se desacoplar automaticamente, funcionando apenas quando necessário para melhorar o torque ou recuperar energia, o que reduz o consumo e aumenta a autonomia.

Bateria de alta tensão e recarga ultrarrápida

A bateria opera com mais de 800 volts e é formada por mais de 3.000 células cilíndricas, cada uma resfriada individualmente com fluido dielétrico — um líquido isolante usado para dissipar o calor sem conduzir eletricidade, garantindo segurança térmica mesmo em uso extremo.

O sistema permite recarregar cerca de 400 km de autonomia (WLTP) em apenas cinco minutos, com potência superior a 850 kW e corrente de até 1.000 amperes. Após a recarga, todo o desempenho está disponível imediatamente, sem risco de superaquecimento.

Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.
Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.

Aerodinâmica e inovação em movimento

Com um coeficiente aerodinâmico de 0,198, o GT XX foi projetado para cortar o ar com o mínimo de resistência. Entre os destaques estão o capô com saídas de calor, o difusor traseiro em fibra de carbono e a carroceria fastback, que melhora a estabilidade em alta velocidade.

As rodas de 21 ” também são parte ativa do conjunto. Equipadas com lâminas móveis, se ajustam automaticamente para otimizar o fluxo de ar ou aumentar a ventilação dos freios. Cada roda tem seu próprio atuador, que gera energia com o giro e se comunica via Bluetooth com o sistema do carro — eliminando a necessidade de cabos rotativos e garantindo um controle mais leve e confiável.

Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.
Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.

Luz, som e interação

O carro também propõe novas formas de comunicação com o ambiente. A pintura eletroluminescente muda conforme o status da recarga, acendendo ou apagando áreas específicas da carroceria. Já na traseira, o painel MBUX Fluid Light com mais de 700 LEDs RGB pode exibir logotipos, gráficos ou mensagens personalizadas.

Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.
Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.

O som também foi repensado: alto-falantes externos integrados aos faróis emitem sinais auditivos de segurança para pedestres. As caixas acústicas aproveitam a estrutura dos próprios faróis para amplificar o som com eficiência.

Interior leve, técnico e sustentável

O interior do GT XX combina tecnologia e sustentabilidade com materiais desenvolvidos por bioengenharia. Um dos destaques é o LABFIBER, alternativa ao couro feita com borracha reciclada de pneus de corrida, proteínas vegetais e biopolímeros. Ele é usado nos bancos e painéis, oferecendo textura esportiva com menor impacto ambiental.

Já o LABFIBER Silk é um fio biodegradável criado a partir de proteínas de seda produzidas por bactérias. Com textura refinada e visual elegante, ele substitui a seda tradicional em áreas de acabamento delicado — como costuras expostas, faixas decorativas nos painéis, detalhes nas portas e elementos contrastantes dos bancos. O resultado é um ambiente sofisticado, leve e 100% livre de origem animal ou sintética.

Os bancos dianteiros trazem almofadas com estrutura personalizada impressa em 3D, que equilibram conforto e leveza. Na traseira, os assentos tipo concha em fibra de carbono são integrados à carroceria, enquanto o assoalho usa materiais reciclados com visual esportivo.

Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.
Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.
Mercedes-Benz CONCEPT AMG GT XX. Crédito: Divulgação.

Mais que conceito, um laboratório

O CONCEPT AMG GT XX não é só uma vitrine de design — ele funciona como um laboratório sobre rodas. Cada elemento foi pensado para explorar o máximo desempenho com eficiência, apontando o caminho que a AMG deve seguir na era dos esportivos elétricos.

Gostou? Compartilhe! Facebook Twitter WhatsApp Telegram E-mail Copy Link
Avatar photo
Gustavo Molinari

Jornalista e publicitário com experiência no setor automotivo desde 2012, já colaborou com sites especializados como Automobilista e Carros e Segredos, além de ter marcado presença em edições do Salão do Automóvel de São Paulo como Embaixador Oficial, Media Partner e Site Parceiro. Com olhar atento às transformações da mobilidade, compartilha reflexões sobre carros elétricos e híbridos, inovações tecnológicas, sustentabilidade e os novos hábitos de quem vive — e se move — nesse cenário em constante evolução.

Veja Também

Vendas globais de carros elétricos crescem 28% no primeiro semestre de 2025

15 jul 2025 Notícias
Leia Mais

GWM oferece Haval H6 HEV One para PCD com isenção de IPI e preço reduzido

15 jul 2025 Notícias
Leia Mais
Adicione um comentário Fechar

  • Tendência

GWM aposta no diesel como porta de entrada para picape eletrificada

11 jun 2025 Notícias

Spark EUV e Captiva EV: Chevrolet retoma ofensiva elétrica

11 jun 2025 Notícias

Este é o Geely que está dando trabalho ao BYD Dolphin Mini na China

20 jun 2025 Notícias

Peugeot E-208 GTi: eletricidade em alta voltagem no renascimento de um ícone

13 jun 2025 Notícias

Geely EX5 marca o retorno da marca ao Brasil com distribuição da Renault

18 jun 2025 Notícias
  • Últimas Notícias

Vendas globais de carros elétricos crescem 28% no primeiro semestre de 2025

15 jul 2025 Notícias

GWM oferece Haval H6 HEV One para PCD com isenção de IPI e preço reduzido

15 jul 2025 Notícias

Zeekr 7X: SUV elétrico de luxo abre pré-venda no Brasil

15 jul 2025 Notícias

Honda exibe Super EV Concept, proposta urbana elétrica que mira o segmento do Fiat 500e

13 jul 2025 Notícias

Governo zera IPI para carro flex e aumenta tributo sobre híbridos importados

13 jul 2025 Notícias
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
  • Início
  • Notícias
  • Glossário
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato
© 2025 Quilowatt. Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Utilizamos cookies para garantir a sua melhor experiência em nosso site. Se você continuar usando nosso site, presumiremos que você concorda com nossa Política de privacidade

Bloqueador de Anúncios Ativado!
Bloqueador de Anúncios Ativado!
Nosso site é possível graças à exibição de anúncios online aos nossos visitantes. Apoie-nos desativando o seu bloqueador de anúncios.